Notícias

PROJETOS SOCIAIS PJC

Prevenção em espaços não escolares também é foco dos trabalhos da Polícia Comunitária

28/06/2019 - 09:15

Assessoria | PJC-MT

O feriado de Corpus Cristi foi marcado por muitas atividades para a equipe da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Civil, que participou ativamente de um acampamento de instrução do clube de Desbravadores Centro América, realizado entre os dias 20 a 23 de junho, em uma chácara na região do Sucuri, em Cuiabá, a cerca de 15 km da região central da cidade.

O evento contou com um grupo de mais de 70 crianças e adolescentes, com faixa etária de 10 a 15 anos, além de um grupo de líderes, instrutores e pais que contava com mais de 30 pessoas, entre estudantes universitários, médicos, enfermeiros, economistas, professores, engenheiros, e profissionais de diversas outras áreas.

A proposta do Clube de Desbravadores é promover em crianças e adolescentes o amor a Deus, ao próximo, e a pátria; mediante ao desenvolvimento físico, mental e espiritual. A filosofia do clube surgiu no início do Século XX nos Estados Unidos, com a proposta de fornecer ao público-alvo atividades especialmente ligadas a natureza, como caminhadas, camping, cozinha ao ar livre, dentre e outras.

Nos quatro dias do evento, os desbravadores tiveram que montar barracas, preparar comida ao ar livre, participaram de provas físicas e intelectuais, além de receber palestras e orientações de temas variados, como: saúde, sobrevivência em ambiente hostil, primeiros socorros, uso de tecnologias, riscos do uso indiscriminado da internet e de aparelhos tecnológicos, entre outros.

O investigador de polícia Edmir Sena, relata que participar de um evento desta magnitude é uma experiência única. “Ver crianças desenvolvendo atividades ligadas a vida mais simples, tendo contato com a vida no campo, deixando de lado por um certo tempo os aparelhos eletrônicos e se divertindo com provas de caça ao tesouro, gincanas e trabalhos manuais é muito prazeroso, vale qualquer esforço”, disse o investigador.

A parceria dos Desbravadores com a Polícia Civil vem de longa data e, em anos anteriores, outras equipes da Coordenadoria de Polícia Comunitária, já participaram de vários eventos junto a instituição, entre eles, o que os Desbravadores denominam de Campori (encontro de diversos clubes), com mais de 16.000 crianças e adolescentes.

Segundo o coordenador da Polícia Comunitária, investigador Ademar Torres, os policiais que atuam nos projetos sociais da Polícia Civil são profissionais preparados para promover um pleno desenvolvimento do ser humano, considerando formas e locais de aprender, inclusive num acampamento, em igrejas e outros espaços não formais de educação.

“São momentos em que pode ser oportunizado aprendizados que auxiliam na formação de forma integral, tanto intelectual quanto emocional, uma vez que estamos numa sociedade dinâmica, cada vez mais globalizada e tomada por um número enorme de informações”, destacou.

A PJC também está no Facebook, Flickr e Instagram. Siga-nos!

Assessoria de Comunicação Social
www.pjc.mt.gov.br
asscom@pjc.mt.gov.br
(65) 3613-5673

Compartilhe essa notícia