PROJETOS SOCIAIS PJC

Projetos sociais da PJC dão apoio a estudantes em Feira de Empreendedorismo

28/11/2018 - 16:25

Assessoria | PJC-MT

Os projetos sociais coordenados pela coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil, participaram na segunda-feira (26.11), da Feira “Aprendendo a Empreender”, que desenvolveu ações de empreendedorismo com mais de 450 alunos da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, no bairro CPA-I, na Capital.

O projeto, que contou com a participação de 10 turmas do 2º e 3º ano do ensino médio, começou a ser desenvolvido com os alunos no início do 4º bimestre, finalizando as atividades na segunda-feira com a Feira do Empreendedorismo.

No evento, os alunos puderam apresentar os projetos elaborados ao longo do bimestre, que com apoio dos professores coordenadores trabalharam disciplinas como matemática financeira, análise de mercado, análise de espaço, técnicas de marketing e administração, entre outros conhecimentos.

De acordo com o policial civil e professor de geografia da Escola, Nilton César Almeida Cardoso, o objetivo de projeto é desenvolver a consciência empreendedora nos estudantes. Na primeira fase, os alunos criavam a ideia empreendedora, que após aprovada era “financiada” pelos professores coordenadores com o valor de R$ 50, entregues a base de empréstimo, com objetivo de ao final dos trabalhos receber um faturamento de R$ 500.

“A intenção é criar a possibilidade desses estudantes atuarem no mercado profissional, não apenas como empregados, mas terem conhecimento para serem donos do próprio negócio”, disse o investigador.

Os projetos sociais da PJC, De Cara Limpa Contra as Drogas, Rede Digital pela Paz e De Bem Com a Vida, apoiaram os alunos no desenvolvimento do empreendedorismo social, que tem o objetivo de criar um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade, utilizando mecanismos de mercado, para por meio de sua atividade, buscar soluções para problemas sociais.

Na parte do empreendedorismo social, a escola já tinha alguns projetos desenvolvidos como “Todos Contra as Drogas”, “Tudo Contra a Violência”, que contaram com apoio do projetos sociais da PJC, que entre outras ações desenvolveram cartilhas sobre o tema. Os alunos envolvidos, distribuíram cartilhas, falaram sobre prevenção e arrecadaram donativos.