POLÍCIA JUDICIÁRIA CIVIL

Delegacia de Lucas do Rio Verde é ampliada com reforma

15/04/2018 - 13:55

Assessoria | Sesp- PJC-MT

A Delegacia da Polícia Judiciária Civil teve sua estrutura física revitalizada e ampliada para melhor desempenho do trabalho policial e atendimento aos cidadãos que buscam pelo serviço de polícia judiciária. Desde 2012,  a unidade funciona em um  prédio cedido pela prefeitura. Contudo, no mesmo local também funcionava outros órgãos municipais, como o Procon. Com a reforma do espaço, a delegacia ocupou todo o prédio.

A reinauguração da unidade aconteceu na sexta-feira (13), durante visita do governador Pedro Taques, ao município.

A unidade aumentou para cinco os cartórios administrativos e os investigadores ganharam uma ampla sala de investigação, com espaço para realizar o reconhecimento de pessoas suspeita; ainda foram construídos  três novos banheiros; sala de arquivo; reparos na rede elétrica interna e externa; reforma na carceragem com instalação de chuveiro; manutenção nos aparelhos de ar condicionado, troca de rede de internet; instalação de portão automatizado; serviço de jardinagem, entre outros serviços que valorizaram as instalações da unidade policial.

Também foram efetuadas melhorias no estacionamento com espaço para carros de servidores e visitantes, além de reparos na pintura no padrão visual de cores da Polícia Judiciária Civil. A Polícia Militar também ganhou um espaço na delegacia para fazer os boletins de ocorrência de pessoas conduzidas a delegacia. Os suspeitos não terão contato com as vítimas e entrarão pelos fundos do prédio.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, elogiou a participação do município ao se envolver com o projeto. “Essa cidade tem uma capacidade de mobilização única e a população está de parabéns. Sem essa grande mobilização para motivar e confiar nos órgãos de segurança torna nossa missão mais difícil. Nossos resultados aqui são bons, temos conseguido reduzir os crimes e dar sensação de segurança, além de dar condições melhores de trabalho aos nossos servidores”.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, disse que a segurança pública é a primeira necessidade elegida pelos luverdenses. “Vamos instalar uma base comunitária, mais duas motos para nossa guarda municipal para melhorar o trabalho preventivo”.

O delegado Daniel Nery agradeceu ao empenho do município por proporcionar um espaço mais adequado e aos policiais pelo trabalho. “Foram mais de mil inquéritos instaurados e 600 flagrantes no ano passado. A gente é movido pela empolgação e essa reforma vai trazer mais resultados, pois as salas foram pensadas para as investigações”.

A mão de obra da unidade foi realizada por reeducandos autorizados pelo Poder Judiciário e liberados pela Cadeia Pública ao trabalho. Os materiais para a reforma foram doados por colaboradores, empresários locais  (JPS), Concrelucas, Cittadela, Martinello, Case in, Inexa e  BDR) e a Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde. A Diretoria de Execuções Estratégicas (DEE), da Polícia Judiciária Civil, realizou os projetos de reforma e cedeu computadores para a ampliação da unidade, além de inúmeras orientações sobre a execução da obra e logística de trabalho.